Como ser mais produtivo em 2015

Umas das primeiras coisas que todo mundo pensa quando começa a escrever a lista de desejos (ou metas) para o próximo ano é aumentar seu rendimento, ser mais próspero. Nada de errado com isso. Mas, sem saber como conseguir esta façanha, muitos acabam mais uma vez frustrados no final do ano.

Por esta razão, resolvi contribuir com algumas informações básicas e vitais para ajudar meus leitores a ter mais chance de realizar o sonho de alcançar mais prosperidade em 2015.

Vamos começar pelo fundamental. Fernando Veloso, professor da Fundação Getúlio Vargas e doutor em economia pela Universidade de Chicago, disse em uma entrevista: “A renda só cresce de duas formas: ou por mais horas trabalhadas ou por aumento de produtividade. O melhor é ir pelo segundo caminho, produzir mais trabalhando menos. No longo prazo, é o que mais contribui para aumentar o bem-estar.”

Como estou certa que você não quer trabalhar mais horas, acredito que concorde com o Dr. Fernando e prefira produzir mais trabalhando menos. Excelente! Agora só falta saber como. Continuemos.

O segundo passo é entender o que é produzir exatamente. O escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard define produto como: “Por produto, nós queremos dizer algo completado que tem um valor intercambiável dentro ou fora da empresa. Isto pode ser um serviço ou um artigo que foi colocado nas mãos de alguém fora da empresa (cliente) ou de outro membro da empresa (colaborador)”.

Para entender melhor, esclareço que completado quer dizer “que tem tudo, não falta nada”. Valor intercambiável significa que pode ser trocado por algo de valor (dinheiro, por exemplo). E precisa ter sido colocado nas mãos de quem vai dar algo em troca (o pagamento).

Um produto, por exemplo, seria um bolo de festa completo, bonito e saboroso que fosse entregue na casa da pessoa que o encomendou, no horário determinado, e que gerasse um pagamento para quem o produziu. Seria também um relatório financeiro completo, bem feito, entregue ao chefe em troca de uma parte do salário no final do mês. E assim por diante.

O primeiro passo é, portanto, determinar qual é o seu produto (serviço ou artigo) para que você possa se certificar que está completo, que tem valor intercambiável e que está sendo de fato colocado nas mãos do cliente ou de outra pessoa dentro da empresa.

O segundo passo é entender o que é o dinheiro. L. Ron Hubbard esclarece: “O dinheiro é apenas uma coisa que pode ser trocada com confiança por bens ou serviços. Este é um símbolo que representa valor em termos de bens e serviços.” Portanto, o dinheiro representa a produção de bens ou serviços. Se você não produz e não troca, não terá dinheiro. Falta de dinheiro = falta de produção.

Espero que tenha ficado claro que existe uma diferença muito grande entre trabalhar e produzir. Você pode passar muitas horas trabalhando e não produzir nada. A sua sobrevivência, sucesso e prosperidade dependem totalmente da qualidade e do volume da sua produção. Não tem nada a ver com a quantidade de horas trabalhadas.

Agora, para completar, falta só descobrir como aumentar sua produção. Você sabe que quando sua motivação está baixa, sua produção fica horrível. E a primeira razão da perda da motivação é a diminuição da sua autoconfiança, por causa de algo ou alguém. Por isso, é necessário ficar bem atento e não deixar que nada ou ninguém abale ou desafie sua autoconfiança, pois ela é a sua arma mais potente na vida.

E a última dica é estabelecer ou reabilitar seu propósito no trabalho. Isto é, descobrir ou reavivar a razão por trás da atividade que se dedica, o porquê de você fazer o que faz. Isso é muito importante! Com seu propósito reabilitado, energizado e a todo vapor, você poderá produzir muito mais e ser bem mais sucedido em 2015! Este é meu desejo a você, caro leitor!

FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/como-ser-mais-produtivo-em-2015/83280/

14 01 - blog

www.espacofiteventos.com.br

 

Deixe um comentário